InKemia na USP – O profissional farmacêutico na era da Biotecnologia

Como parceira da XIX Semana Farmacêutica de Ciência e Tecnologia da USP de São Paulo, Inkemia patrocinou a palestra “Como o profissional farmacêutico pode se preparar para a Era da Biotecnologia ministrada pela Doutora Ana Lúcia Arigony, Ph.D no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ.

No evento, o público composto de graduandos, pós-graduandos e professores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, pode conferir um panorama geral sobre a biotecnologia no Brasil e no mundo, com foco nas atividades que podem ser exercidas pelos profissionais farmacêuticos.  

Palestra 1

“Biotecnologia é: Todo o processo tecnológico que utiliza processos celulares e biomoleculares para desenvolver tecnologias e produtos que ajudam a melhorar a nossa vida e a saúde do nosso planeta “

Assim como a humanidade passou pela Idade da Pedra, do Bronze, das Máquinas, entre outras eras de desenvolvimento tecnológico, podemos dizer que estamos vivendo a Era da Biotecnologia. Apesar de ter uma história que remonta os primórdios das civilizações, é com o advento do século XX que esta ferramenta se firma como sendo fundamental. Atualmente a biotecnologia contribui para o desenvolvimento das tecnologias em diversas áreas, tais como Saúde Humana e Animal, Meio Ambiente, Reagentes, Agropecuária, Bioenergia etc, sendo uma ferramenta transversal muito utilizada pelos mais diversos profissionais e, em especial, por químicos, farmacêuticos e biólogos.

Com esta história rica e o crescente aumento das empresas biotecnológicas no Brasil, sobretudo na região sudeste, muitas oportunidades surgem para os profissionais que se prepararem bem para o que cenário que se desenha, onde a necessidade de profissionais capacitados é cada vez maior. Sabendo que a Farmácia tradicional está migrando para a Biofarmácia, por força do mercado, o farmacêutico pode se aproveitar desta onda para alçar voos mais altos pois é um profissional com uma vasta gama de possibilidades graças ao seu currículo multidisciplinar que coincide com o perfil do profissional de biotecnologia.

Palestra 2“O profissional de Biotecnologia é multidisciplinar, pois entende de biologia, química, física, matemática, estatística, informática, bioquímica, microbiologia e farmacologia. Antes de tudo, ele é um pesquisador e usa todos esses conhecimentos para criar novos produtos e técnicas que permitam a sua fabricação ou processamento ou para melhorar um aspecto já existente.”

Na palestra, a Doutora discorreu também sobre a importância da qualificação em técnicas fundamentais para a inserção do profissional no mercado, como por exemplo as técnicas de análise (cromatografia, espectrofotometria etc) e de HTE (High Throughput Experimentation) e adiantou que contar apenas com o curriculo universitário não basta, é preciso especializar-se no que o mercado pede, sempre visando as áreas que se mostram mais promissoras. A palestra se encerrou com a palestrante respondendo a perguntas e tirando dúvidas do público.

Mais informações sobre o evento? Cadastre-se e receba todo o conteúdo.

Sobre Inkemia Brasil

Centro Tecnológico focado em criar, desenvolver e transferir novos conhecimentos para os setores, Farmacêutico, Químico, Biotecnológico, Alimentício...
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , . Guardar link permanente.