Best cases: Substituição de um solvente tóxico em formulações cosméticas capilares

Atualmente, a maioria das empresas de cosméticos têm por objetivo oferecer ao consumidor produtos cosméticos eficazes, seguros para a saúde humana e respeitosos com o meio ambiente em um entorno com níveis cada vez maiores de regulamentação e normas específicas altamente exigentes. Um caso exemplar é o de uma empresa cosmética líder global em vendas e P & D que avalia anualmente as características ecotoxicológicas de centenas de formulações e ingredientes, incluindo solventes que solubilizam os princípios ativos. Assim, a fim de fornecer cosméticos mais seguros, a empresa lançou um programa abrangente para substituir certos solventes tais como autoridades sanitárias exigiam.

Buidant labmax
No entanto, suas equipes de P & D, depois de avaliar mais de 20 possíveis ingredientes alternativos não conseguiram identificar nenhum que cumpria os requisitos. Nesta fase, InKemia foi contactada pelos responsáveis pela inovação da empresa, altamente interessados em conhecer o trabalho que levou a uma das maiores bibliotecas do mundo em solventes mais seguros.

InKemia há trabalhado para desenvolver a biblioteca desde 2003 com o objectivo de encontrar solventes verdes de alta eficiência, baixo custo, inócuos e seguros, como as autoridades sanitárias requeriam. Para esta pesquisa, Inkemia aplicou a otimização molecular multivariada, o que lhe permitiu encontrar solventes com melhores características em eficiência funcional e ecotoxicológicas. A metodologia foi desenvolvida dentro do projeto SOLVSAFE (2005-2009), financiado pela União Europeia.

Este projeto, constituído de um consórcio de empresas e centros de P & D, buscava descobrir solventes verdes para aplicar nos setores de desengorduramento de metais, tintas e vernizes, formulações agroquímicas e na indústria de química fina, solventes para processos de síntese e isolamento de ingredientes farmacêuticos ativos. Os êxitos alcançados neste projeto também levaram à publicação de inúmeras patentes e artigos de pesquisa e à substituição efetiva de solventes industriais tóxicos e perigosos.

Em 2013, a empresa cosmética, depois de ter tentado, sem sucesso, assinou um contrato de P & D com a InKemia para desenvolver solventes alternativos. Assim, em um tempo recorde de três meses, os nossos investigadores encarregados do design molecular foram capazes de identificar um solvente ideal para 5 variáveis de eficácia e 3 toxicológicas. Após o sucesso, a empresa adotou a metodologia InKemia em seus laboratórios e planos para desenvolver novos produtos em breve.

Sobre Inkemia Brasil

Centro Tecnológico focado em criar, desenvolver e transferir novos conhecimentos para os setores, Farmacêutico, Químico, Biotecnológico, Alimentício...
Esse post foi publicado em serviços. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s