Best Cases: Desenho de Biocatalisadores para a síntese de compostos antivirais

Uma empresa farmacêutica multinacional, especializada na produção e comercialização de uma vasta gama de medicamentos, incluindo antivirais, precisava ter uma alternativa de produção que fosse respeitosa com o meio ambiente. Especificamente, se tratava de encontrar uma via de síntese para produzir um análogo nucleosídico que mantivesse intacata sua actividade antiviral. O método tradicional de síntese consistia em vários passos químicos de proteção e desproteção que geravam um grande volume de resíduos e, posteriormente, precisavam ser tratados, sendo que o fator E (kg. de resíduos gerados por kg. de produto obtido) era insustentável a partir do ponto de vista ambiental. Claramente, era necessário desenvolver um processo químico que gerasse menor volume de resíduos.

lab02

Para enfrentar este desafio, os especialistas da InKemia propuseram uma solução inovadora, com base em estudos de acoplagem molecular (docking), com o qual previram a tipologia e a conformação das enzimas capazes de realizar a reação e, em seguida, com a ajuda de ferramentas de bioinformática, selecionaram e fizeram evoluir (através de mutagênese dirigida e/ou evolutiva) os genes necessários para obter o biocatalisador de interesse. No final deste projecto foi obtido um biocatalisador imobilizado (reutilizável), que foi capaz de realizar a síntese em um só passo em ambientes relativamente moderados (pH neutro, aquoso etc.), de um composto sobre o qual não se tinham evidências de que pudesse ser tratado com enzimas naturais.

Sobre Inkemia Brasil

Centro Tecnológico focado em criar, desenvolver e transferir novos conhecimentos para os setores, Farmacêutico, Químico, Biotecnológico, Alimentício...
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s